Notícias da CCR RodoAnel

Notícias

17/08/2021 | Responsabilidade Social

Caminhos para a Cidadania incentiva educação financeira para crianças

A constatação de que 43% das crianças do Brasil não têm acesso a nenhum tipo de educação financeira, despertou a oportunidade para o Caminhos para a Cidadania apresentar uma diversificada e divertida agenda sobre o tema, para ilustrar, cuidadosamente, o valor da inteligência financeira dentro da sala de aula.
 
Quando pensamentos em economia e finanças, automaticamente nos vêm à cabeça muitos números, certo? Mas, este processo vai muito além da matemática e envolve aspectos de ciência humana. “Ao abordar conceitos relacionados à economia e responsabilidade financeira, é necessário ter um foco interdisciplinar, já que o tema perpassa por questões históricas, políticas, psicológicas e inclusive relacionadas ao consumo consciente e responsabilidade ambiental”, explica Ariane Teles, coordenadora do programa Caminhos para a Cidadania, que é desenvolvido pelo Instituto CCR, com apoio da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel. 

“A educação financeira é uma necessidade social, que envolve não somente as finanças de um indivíduo, mas também toda uma forma de comportamento coletivo, que certamente impacta nas políticas públicas de uma sociedade”, completa Ariane. A partir da Base Nacional Comum Curricular, o Caminhos para a Cidadania criou cinco passos para os professores conduzirem a temática de finanças tocando no aspecto comportamental dos alunos. O percurso atravessa as noções de Sensibilização, Levantamento e Informação, Mão na Massa, Consolidação e Avaliação. 

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira resume o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, empoderando o cidadão para que seja capaz de fazer boas escolhas partindo do princípio de que ele está bem-informado. As atividades propostas pelo Projeto podem ser acessadas no site www.caminhosparaacidadania.com.br.

Fonte de Conhecimento

A pesquisa citada intitula-se: “A Importância da Educação Financeira nas Escolas”, e foi conduzida nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia-GO e Vitória-ES, com objetivo de uma perspectiva nacional para o tema. O estudo foi conduzido pelo Instituto Axxus – que é uma startup com sede no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
 
O Instituto CCR
 
Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em: www.institutoccr.com.br

Voltar