Notícias da CCR RodoAnel

Notícias

11/05/2021 | Responsabilidade Social

Caminhos para a Cidadania apresenta cartografia social da segurança no maio amarelo

O trânsito não deveria ser sinônimo de risco, violência ou temor. Pelo contrário. Pode e deve colaborar na relação entre pessoas, bairros e cidades. A partir desta premissa, o Caminhos para a Cidadania, programa que a CCR ViaOeste e CCR RodoAnel fazem parte, convida alunos a repensarem o espaço e a importância do trânsito em suas vidas, durante o maio amarelo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, acidentes com veículos de transporte e passeio são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 e 29 anos. E por isso, no mês da conscientização mundial sobre o trânsito, o projeto do Instituto CCR sugere uma adaptação da ferramenta cartografia social. “A cartografia é a atividade que surgiu para ajudar as pessoas a se localizarem, portanto é um recurso poderoso para o nosso trabalho de fomentar educação e cidadania no trânsito”, comenta Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. A cartografia social representa os objetivos e olhares de um grupo de pessoas em relação a um espaço geográfico”, completa. 

O objetivo dessa abordagem é que os alunos façam o mapeamento dos locais inseguros para os pedestres e ciclistas, indicando a sinalização correta em cada situação. A sugestão de atividade está à disposição, não somente dos profissionais de educação, mas também para o público em geral s no site do programa, que é o www.caminhosparaacidadania.com.br 

Objetivos da proposta
- Gerar consciência nos alunos sobre segurança viária
- Gerar conhecimento sobre sinalização de trânsito
- Estimular o conhecimento sobre o bairro do aluno, 
- Alertar sobre os perigos que há ao redor da casa dos alunos. 

O PROGRAMA
O Caminhos para a Cidadania é um programa de educação sobre cidadania, com formação para professores do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. Coordenado pelo Instituto CCR e as Unidades de Negócio do Grupo CCR, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, está à disposição de mais de 160 mil alunos de escolas públicas de 84 municípios do Brasil.  

O Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em: www.institutoccr.com.br

 


Voltar